top of page
Buscar
Foto do escritorReprojeto | Bianca

Tipos de Minimalistas

Atualizado: 5 de abr. de 2022

Existe mais de um tipo de minimalista?! O que difere cada um deles?

Oii. Como vocês têm passado?

Essa semana, ainda continuando o assunto da semana passada, minimalismo, queria falar um pouco sobre os 7 tipos de minimalistas. Ainda no ano passado, assisti a um vídeo da Ashlynne Eaton no YouTube sobre o assunto. O vídeo se chama "What’s your minimalist PERSONALITY TYPE? | 7 types of minimalist” e ele é super interessante, porque mostra os diferentes motivos que levam as pessoas a se tornarem minimalistas e também faz cair por terra a ideia de que todos os minimalistas são iguais, seguem a mesma filosofia e estética, e que para ser minimalista precisa possuir apenas um número X de itens; é uma excelente ideia para desmistificar o estereótipo de minimalista e atrair mais pessoas ao movimento.


Queria esclarecer antes de mais nada, que as informações deste post não são de minha autoria, são da Ashlynne, mas como achei o conteúdo super interessante e informativo, estou disponibilizando aqui um resumo em português do vídeo, que está disponível apenas em inglês.


1. Minimalista Econômico:

- O minimalista econômico é aquele cujo principal objetivo de ser minimalista é economizar dinheiro; seja para quitar dívidas ou para poder realizar algum sonho que precise de uma boa reserva de dinheiro, como comprar uma casa, pagar por uma graduação, realizar a festa de casamento dos sonhos, etc.

- Através do minimalismo, ele pode planejar melhor seus gastos mensais e ser mais intencional e menos impulsivo em seus hábitos de consumo. Ele pode inclusive conseguir algum dinheirinho extra com a venda de alguns itens desapegados.


2. Minimalista Nômade:

- Este tipo de minimalista é o que vemos fazendo mochilão por anos ou vivendo em vans adaptadas (van life) e conhecendo o mundo. Seu objetivo com o minimalismo é poder viajar pelo mundo, conhecendo diferentes culturas e lugares, tendo novas experiências, sem se preocupar com seus pertences. Tudo o que possuem cabe ou dentro de uma mochila ou no espaço limitado da van.

- O minimalismo os ajuda a entender quais são suas necessidades e o que os impede de alcançar seus objetivos, podendo então eliminar os excessos, o que não precisam. Seus pertences têm mais a ver com utilidade do que com trazer alegria, porque o importante para eles são as experiências que vivem.


3. Minimalista Verde (Eco-minimalista):

- Para os eco-minimalistas, o objetivo do minimalismo é preservar o meio ambiente e ter uma vida mais sustentável. Em sua jornada por uma vida com menos impactos negativos ao meio ambiente e às pessoas, descobrem que o mais eficiente (sustentável) é consumir menos e usar aquilo que já possuem.

- Para eles, qualidade é melhor do que quantidade, então estão dispostos a investir mais (pagar mais) por itens que tenham excelente qualidade e que tenham sido produzidos de forma sustentável e ética.

4. Minimalista Extremo:

- Este tipo é bem parecido com o nômade, mas se difere pelo objetivo. Eles são parecidos ao reduzirem os pertences a apenas o necessário, mas o objetivo os separa, pois o nômade elimina os pertences não-essenciais para poder viajar pelo mundo sem dificuldade, enquanto que o extremo elimina seus pertences para reduzir sua dependência por bens materiais.

- No geral, são pessoas comuns que vivem em um endereço fixo, como uma casa ou um apartamento, mas vivem com o mínimo que precisam, inclusive gostam de se desafiar a possuir cada vez menos. Como foi dito antes, eles buscam reduzir suas posses para serem menos dependentes de bens materiais, mas também para valorizarem mais o lado interno, o mental, podemos dizer que tem uma certa característica espiritual de reflexão pessoal.


5. Minimalista Estético:

- O minimalista estético é aquele minimalista clássico, que gosta da aparência que uma vida minimalista tem. Ele gosta de ambientes claros, livres de bagunça, design simples e está sempre em busca de "white spaces" (espaço entre os elementos de design, que valoriza estes elementos).

- Seu objetivo é bastante visual, se interessando bastante por design de interior e por arte moderna, mas também busca um espaço com bastante paz e tranquilidade, que dá a sensação de lar e relaxamento.


6. Minimalista Prático:

- Para os minimalistas práticos, o objetivo do minimalismo é de facilitar a vida e de aprimorar seu estilo de vida. E isto pode ser por diversas razões: ter uma casa mais fácil de limpar e organizar, pois possui menos coisa; focar melhor no trabalho ou em hobbies, porque não se distrai com as coisas que tem que arrumar em casa ou porque a casa não está bagunçada; facilitar na hora de tomar decisões como escolher o que vestir, pois possui um guarda-roupa mais enxuto e melhor pensado já que tudo combina entre si; etc.

- Neste tipo, seus pertences são uma mistura de itens essenciais, necessários, mas também de itens que os deixam alegres. Eles buscam continuar com o mesmo tipo de vida que têm, mas querem que a vida seja mais prática e um pouco mais intencional.


7. Minimalista Gradual:

- O minimalista gradual é aquele que não quer mudar tudo da noite para o dia, para ele, as mudanças ocorrem gradualmente, ao seu tempo. Lentamente, ele tem o desejo de tornar sua vida mais simples, quer aplicar o minimalismo em suas posses e no seu tempo e pretende seguir um estilo de vida mais lento (slow living). Ele gradualmente vai diminuindo o quanto consome, o quanto possui e a quantidade de coisas que faz, mas este processo é demorado e pode durar anos.


Eu, particularmente, me identifico mais com dois tipos de minimalistas: os eco-minimalistas e os práticos, mas também tenho traços do minimalista gradual, porque eu preciso de tempo para conseguir desapegar das coisas que tenho para não me arrepender depois. E vocês? Com qual se identificam?

Espero que vocês tenham gostado. Se cuidem. Beijos e até o próximo post. Tchau!

909 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minimalismo

コメント


bottom of page